Conceito Moda: a vulgaridade relativa do ar

sexyXvulgar1

Acho que um dos assuntos mais polêmicos da moda cotidiana é o tal limiar entre sexy e vulgar. Até porque vivemos em um país onde as mulheres adoram aproveitar o calor e transbordar sua beleza e sensualidade por aí. Errado? Não mesmo. Em muitos casos, inadequado seria a palavra. O problema  desse assunto é que ele é tão relativo quanto a teoria de Einstein.

Antes de mais nada, e antes principalmente de julgar a roupa de alguém por aí, devemos considerar que pessoas de diferentes regiões, formações familiares, educacionais, culturais, religiosas, climáticas etc possuem visões muito diferentes sobre basicamente tudo nessa vida, inclusive sobre o tamanho da roupa. Sim, e faz parte do nosso dever social conviver, respeitar e aceitar as diferenças como constituidoras e inerentes à qualquer comunidade (porcamente) democrática.  Respeito não é escolha, é dever.

Isso dito vamos à outro fator: a adequação. A regrinha mágica da moda e do estilo que eu insisto sempre por aqui. Então… não é porque alguém possua todas essas diferenças em relação a outro grupo de pessoas que poderá frequentar um ambiente que não é “seu” usando o que bem entende sem levar em consideração as características de tal lugar. Certo? Como dissemos acima a regra máxima é respeito.

Então o que se tem com isso é: sim você pode usar o que você bem entende, curto, justo, decotado e o que mais desejar desde que o ambiente/ocasião e horário sejam adequados. Você é livre, dona do seu próprio corpo, responde pelas suas escolhas e pela carga simbólica, e tantas vezes pejorativa, que esse ou qualquer outro tipo de vestimenta carregue.

Agora, atentando ao tema por outro lado, o que é sexy e o que é vulgar? Mais uma vez é relativo. Falo aqui pela moda, então. O sexy tem a ver com uma feminilidade que é natural e que realçamos com a moda, modo como nos vestimos. O sexy na moda sempre tendeu ao sutil, ao elegante.

Existem e sempre existirão marcas que trabalham o sexy em outro patamar e trazem uma conotação que está mais para o sensual e o sexual. Essas vertentes ganharam fama, principalmente, pelo uso de artistas. Ou seja, pessoas que precisam da própria imagem e do corpo para viver e que utilizam dessas “ferramentas” da moda para causar desejo, admiração, conquistar fãs etc. Isso é claro incentiva o comportamento de mulheres ao redor do globo. O resultado é que hoje temos uma moda muito mais voltada ao culto do corpo, do que da criatividade. E por isso curtos, justos, decotados, transparentes estão sempre e sempre mais em alta.

E o que seria o vulgar? O vulgar tem a ver com o desrespeito (que falamos acima) e com o exagero. O vulgar é contrário ao elegante, é o desnecessário e também o ofensivo. O sensual passa a ser vulgar quando extrapola algum limite de adequação. Exemplo: decotes e extra-curtos em cerimônias formais ou religiosas, no trabalho etc.

Mas e aí Tetê, qual a sua opinião a respeito disso tudo? Acredito que o que realmente separa o sexy, do sensual e do vulgar é como você se comporta com a roupa que está vestida e a segurança com que você veste, porque aquilo está certo para você. Eu pessoalmente sou a favor do sexy sutil e delicado nos momentos apropriados. E principalmente sou a favor de uma moda que privilegie a mulher como um todo e não as formas de seu corpo, meramente. Uma moda que exalte a beleza através da criatividade e não do apelo sexual.

O que me preocupa, na verdade, não é que uma menina de 15 anos queria usar um vestido bandage curto pra ir em uma festa e sim o porquê de ela querer fazer isso.

Acho que a principal questão entre sexy e vulgar é na verdade que estamos em uma sociedade que cultua o corpo, o sexo, a provocação do sexo oposto, impõe padrões de beleza absurdos e temos que aprender e, principalmente, ensinar as nossas “crianças” a lidar com isso. Para que essa liberdade ( e tantas outras) que nós mulheres conquistamos de nos vestir como bem entendemos (recatada, sexy, moderna, sensual, hippie etc) seja uma escolha consciente e não um fim único.

Porque definitivamente não tem problema nenhum em querer ser um mulherão, com um corpaço e usar roupas que ressaltem essas características, desde que isso te faça feliz de verdade e não seja uma frustração cotidiana por não agradar o mundo sendo quem você realmente é. Mas essa é apenas a minha opinião, claro.

E a sua opinião sobre isso tudo, qual é? Vamos compartilhar mais sobre assuntos importantes assim? Deixe seu comentário!

__________________

Segue aqui também:

Fan Page – Página Google Plus (novinha em folha!!)

Perfil FB – Perfil Google Plus

Pinterest – Fashiolista

Anúncio blog

Deixe um comentário