Tendência: chique sem esforço

EC1

Ser “chique sem esforço” é praticamente uma lei parisiense, a capital do estilo denominado effortless chic. É o “je ne sais quoi” (não sei o quê) tão invejável que as francesas têm. Essa maneira de se vestir e se comportar que virou ícone e tendência absoluta nos últimos anos, principalmente com o bombardeio da comunicação de moda via iternet. Não é algo passageiro, como um item da estação, mas um estilo de vida que sempre existiu e que vem ganhando notoriedade através de sites de moda de rua e de mulheres ícone. A maior referência atual é com certeza Emmanuelle Alt, editora chefe da Vogue Paris. Fotos abaixo:

EC3

O effortless chic tem por natureza um charme especial, leveza, elegância e sensualidade sutil. Não possui exageros e extravagâncias, não usa de mil coisas ao mesmo tempo e é milimetricamente calculado, para parecer que você vestiu a primeira coisa que viu no armário. Exige poucas peças certas e com efeito. Tem muito de minimalista e discreto, mas sempre pode ter uma peça de destaque a mais. Cair no erro é dizer que esse é um estilo básico, porque não é. Mistura clássicos com peças super atuais, velho com novo, barato com caro, formal com informal e ainda assim tem uma mensagem bastante sólida e nada confusa. A mulher chique sem esforço é do tipo que vai passar do seu lado com discrição, mas você vai notar e se inspirar.

Gostou da ideia? Pois existe um livro que fala tudo sobre o assunto: A Parisiense, de Ines de la Fressange. A autora é uma ex-modelo, conhecida pelo seu estilo effortless chic. Ganhei esse livro de Natal e devorei cada página. Esse estilo sempre foi algo que me inspira muito e me ensina muito e toda mulher tem um pouco a aprender com sua sensatez e elegância. Deixo alguns trechos do livro, muitos deles com pensamentos que eu sempre fiz questão de pontuar aqui no blog, e imagens de produções típicas desse visual Made in Paris.

 EC2'

“Ter um estilo “made in Paris” é mais um estado de espírito. Ser alternativa e nunca burguesa, por exemplo. A parisiense jamais cai na armadilha das tendências: ela respira o l’air des temps e as usa com critério, eis sua receita secreta! E sempre tem um objetivo: divertir-se com a moda. Ela segue algumas regras, mas adora transgredi-las também, faz parte do estilo. Os seis pontos a seguir têm o seu DNA. C’est facile!”

“É preciso mis-tu-rar! Saber mesclar estilos e marcas diferentes é essencial.”

 “Todas as garotas que entendem de estilo chegam à mesma conclusão: O segredo de um bom estilo é sentir-se bem dentro da roupa.”

“A parisiense não tem ídolos. Ela já é um ícone da moda.”

“É preciso saber tomar liberdades com as afirmações categóricas da moda. Algumas regras foram feitas para ser quebradas.”

 “Nada de usar tudo combinadinho! é o grito de guerra da parisiense. Descombinar e não ser elementar é seu esporte preferido.”

EC4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s